Menu
A+ A A-

De tudo - Como, quando, porque e aonde - Por Alex Wichoski

Mundo da Cachaça (44)

Destilação da cachaça

Fase da destilação da cachaça
Esta é a fase final do processo de produção da cachaça. A garapa fermentada é levada para o alambique onde é aquecida e o álcool é concentrado.

destilacao-cachaca

Como o álcool tem um ponto de evaporação mais baixo que a água, ele se d esprende da garapa primeir o produzindo o que se chama "cachaça de cabeça", que é extremamente forte, por volta de 75o GL, e possui muitos elementos não desejados como o metanol.

Conforme a destilação prossegue, cada vez mais água vai sendo adicionada à cachaça, chegando ao ponto onde não temos praticamente mais álcool.

Isso é o que se chama de "cauda".

Então para se ter um produto de melhor qualidade, corta-se grande parte da cabeça e da cauda da batelada.

Leia mais ...

Cientista lança remédio contra cachaça, que cura depressão de corno

 Donos de bares são contra o remédio porque temem que os cornos troquem a cachaça pelo comprimido


Finalmente uma pessoa traída poderá trocar uma garrafa de cachaça por um remédio. Um cientista americano conseguiu desenvolver um comprimido que cura dor de corno.

remedio-para-cornoO efeito, segundo Albert Courn, é espetacular.

“Um corno que tomar o remédio rapidinho esquece do chifre, e mesmo que ainda lembre, não conseguirá ter magoas ou raiva do acontecido, pelo contrário, se tornará um corno manso”, disse o cientista.

O mercado farmacêutico dos Eua já demonstrou interesse em vender o remédio, pois segundo as estatísticas, o numero de cornos em todo o mundo aumenta de forma surpreendedora, principalmente porque hoje é mais fácil descobrir que uma pessoa é corna, devido a internet e a tecnologia, que possibilidade armar flagrantes e rastrear os passos da pessoa infiel.

Quem não gostou da invenção do cientista Albert, foram os donos de bares e botecos. “A clientela vai cair muito, porque muita gente vem aqui curar dor de chifre”, disse um dono de bar.

Donos de bares são contra o remédio porque temem que os cornos troquem a cachaça pelo comprimido

Leia mais ...

Receitas de biscoitos de pinga ou cachaça

Para saborear no café da tarde, encontro com amigos, aprenda a fazer esta deliciosa receita


 

 Ingredientes

2 xícaras de gordura derretida
2 xícaras de cachaça (ou pinga da boa)
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
1 xícara de açúcar
farinha de trigo até o ponto de enrolar

Como fazer
Em uma gamela, ou bacia, misture os ingredientes. Molde rosquinhas, coloque num tabuleiro e leve para assar.
Tirar a rosquinha quando tiver dourado e passar ainda quente na pinga (para o açúcar grudar na rosquinha) e depois no açúcar (cristal). Se preferir pode usar uma calda para cobertura. Fica a seu gosto.

Calda
Leve ao fogo, em uma panela, água, açúcar e canela em pó a parte. Deixe ferver, mantendo em fogo brando. Depois que os biscoitos estiverem assados, jogue-os na calda e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

 

Leia mais ...

Receita de Bacalhau com cachaça e purê de batata

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de bacalhau com cachaça e purê de batata


INGREDIENTES

4 postas de bacalhau
4 cebolas
4 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite extra virgem
2 copos de leite
1 copo de cachaça amarela de qualidade
1 kg de batatas
1 colher de sopa de manteiga
Farinha de trigo
Sal
Pimenta do reino
Colorau


MODO DE PREPARO

Deixe as postas de bacalhau de molho para reidratar e retirar o excesso de sal. Seque as postas, passe-as na farinha de trigo e depois as regue com 1 copo de leite fervendo. Frite as postas em azeite bem quente até que fiquem ligeiramente douradas.

Forre o fundo de uma travessa untada com manteiga com rodelas de cebolas finas, alho picado ou fatiado, uma folha de louro e pimenta do reino. Em cima coloque as postas de bacalhau, sobre elas despeje um copo de cachaça e polvilhe com colorau. Regue com azeite.

O purê não tem mistério: descasque as batatas para cozinhá-las em água temperada com sal. A dica aqui é colocar uns dois dentes de alho socado para ferver junto e acentuar o paladar.

Depois de cozidas, esprema as batatas, misture com a manteiga e junte leite quente (1 copo aproximadamente) batendo energicamente para obter um purê firme e fofo. Para isso todos os ingredientes devem estar quentes.

Rodeie as postas de bacalhau com o purê e leve ao forno aquecido a 190ºC até dourar. Enfeite com salsa e sirva quente acompanhado de uma boa salada mista.

Leia mais ...

Receita de bacalhau brasileiro

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de bacalhau brasileiro

Ingredientes para o Bacalhau:
- 1 kg de bacalhau em postas dessalgado e sem pele
- 2 litros de leite para aferventar o bacalhau e as batatas (reserve 250 ml)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 cebola pequena
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de azeite
- 1 colher de manteiga
- 1 colher (sopa) de alho triturado
- 100 ml de cachaça
- Salsinha desidratada o quanto baste
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 6 folhas de couve manteiga finamente picadas para finalizar o prato
-Cebolinha francesa (ciboulletes) para ornamentar.

Para o Purê de Batatas:
- 6 batatas inglesas médias descascadas
- 200 ml de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 6 dentes de alho cortados em lâminas bem finas
- quanto baste de noz-moscada ralada na hora
- quanto baste sal e pimenta do reino branca
- salsinha desidratada e ciboulette fresca para decorar.

Para o Azeite de Salsinha:
- 1 maço de salsinha desfolhado
- 2 dentes de alho
- 1 xícara de azeite

Modo de Preparo:
Coloque o bouquet garni numa panela grande, afervente as postas de bacalhau no leite com o bouquet garni, a cebola e os dois dentes de alho por alguns minutos. Quando o bacalhau abrir em lascas, retire as postas delicadamente com uma escumadeira. Reserve quente.
Na mesma panela com o leite, cozinhe as batatas. Enquanto isso desfaça as postas de bacalhau em “pétalas”. Saltei-as no azeite com a manteiga e o alho. Flambe carinhosamente com a cachaça. Acerte os temperos e mantenha aquecido. Se necessário pingue um pouco do leite do cozimento para hidratar o bacalhau, enquanto finaliza a preparação.

As batatas depois de cozidas devem ser reduzidas a purê. Numa frigideira fundo grossa, coloque o azeite e frite as lâminas de alho, sem deixar escurecer. Escorra em papel toalha para ficarem crocantes. Reserve. Escorra o excesso de azeite e na mesma panela, doure a manteiga e o açafrão. Acrescente o purê de batatas e um pouco do leite reservado do cozimento do bacalhau, até obter o ponto desejado. Acerte os temperos com sal, pimenta branca e noz-moscada, moídas na hora. Desligue o fogo assim que encorpar. Reserve.

Numa pequena panela aqueça o azeite e acrescente os dentes de alho. Coloque as folhas de salsinha e deixe apurar. Passe tudo pelo processador e coe no chinois fino. Coloque em uma bisnaga para usar na finalização do prato.


Montagem:
Num prato quadrado, enforme num aro untado com azeite de 8cm de diâmetro por 5cm de altura a seqüência:

-Leito de couve, purê de batatas e o bacalhau em pétalas, formando uma “flor”. Desenhe com um fio de azeite o contorno do prato e um losango, formando a “Bandeira do Brasil”. Coloque o alho laminado por cima do bacalhau, representando os Estados, e, passe duas ciboulletes transversas formando a faixa Ordem e Progresso!

Leia mais ...

Receita de costelinha no quentão

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de costelinha no quentão


Ingredientes
1,5 kg de costela suína cortada em pedaços rente ao osso, com 5 cm e magra
1 colher (sopa) de mel
2 xícaras (chá) de água
3 xícaras (chá) de cachaça
50 g de gengibre descascado e cortado em rodelas
1 limão descascado e cortado em rodelas
2 cravos da índia
2 pedaços pequenos de canela em pau (5 cm)
sal e pimenta do reino moída a gosto
1 fio de óleo

Modo de Preparo
Numa tigela junte 1,5 kg de costela suína cortada em pedaços rente ao osso, com 5 cm, 1 colher (sopa) de mel, 2 xícaras (chá) de água, 3 xícaras (chá) de cachaça, 50 g de gengibre descascado e cortado em rodelas, 1 limão descascado e cortado em rodelas, 2 cravos da índia, 2 pedaços pequenos de canela em pau (5 cm), sal e pimenta do reino moída a gosto. Deixe marinando por 1 h na geladeira.

Retire a costela suína da marinada e doure bem em uma panela com 1 fio de óleo, por +/- 10 minutos, em fogo médio, sem deixar queimar.

Descarte o cravo da índia e a canela em pau, reserve 1 xícara (chá) da marinada e despeje o restante na panela com a costela suína dourada. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por +/- 2 h ou até a costelinha estar macia. OBS.: Neste ponto não vai haver praticamente caldo nenhum e ele deve estar bem grosso.

Com uma escumadeira retire a costela suína da panela, despeje a marinada reservada e deixe o caldo engrossar por +/- 2 minutos. Regue a costela com este caldo e sirva em seguida.

Leia mais ...

Receita de lombo de porco encachaçado no saco

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de lombo de porco encachaçado no saco


 

 Ingredientes:

- 1 Kg de Lombo de Porco (o pedaço, não corte)
- 2 limões
- Salsinha e cebolinha
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 2 doses de João Andante
- 2 colheres de azeite
- 1 lata de cerveja (pode ser qualquer marca, apenas evite cervejas doces)
- Sal ou tempero pronto
- 1 saco plástico limpo (pode ser aqueles de pegar vegetais do supermercado)

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador a cebola picada, o alho, a salsinha e a cebolinha e misture com a lata de cerveja e as duas doses de cachaça.

Espalhe o azeite na peça do lombo e tempere com sal ou  tempero pronto. Abra os limões e passe em toda a superfície da carne, até a carne começar a ficar mais branca.

Coloque a peça já temperada com sal azeite e limão no saco plástico e despeje a mistura de cerveja, cachaça, cebola, alho e cheiro verde.

Feche bem o saco e deixe a carne descansando por pelo menos 12 horas. Lembre-se de virar o saco uma vez para ter certeza que o tempero vai ficar em contato com toda a peça.

Depois de descansado, coloque o porco em uma assadeira com o líquido que ficou no saco e cubra com papel alumínio.

Asse em forno médio por cerca de uma hora, sempre olhando para ver se a carne já está cozida. Ao olhar lembre-se de usar uma concha e regar o porco com o líquido do fundo da assadeira.

Depois de assado retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 20 ou 30 minutos para deixar a carne dourada.

Sirva com arroz branco, farofa, espinafre e batatas.

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

IguBR

Alex Wichoski é jornalista por opção, formado em Turismo, onde trabalhou desde seus 15 anos no setor de hotelaria, sempre na cidade de Foz do Iguaçu. Atualmente é professos do Gerar, já escreveu para a CBN Foz e F24, além de produção de conteúdo sob encomenda para área de turismo.

Log In or Sign Up

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?