Menu
A+ A A-

O Homem das Cataratas: Biografia de Franz Kohlenberger será lançada no PNI

A história de um dos homens que viveram de forma mais intensa a vida turística do Parque Nacional do Iguaçu, nas últimas décadas, virou livro.

O Homem das Cataratas

Será lançado na sexta-feira, 7 de agosto, às 20 horas, no Centro de Visitantes da unidade de conservação. A obra, que narra a vida de Franz Kohlenberger, foi escrita por Analice Kohlenberger e Ezídio Oro Junior.

A publicação apresenta diversos momentos da família do personagem e sua trajetória profissional, iniciada na Áustria durante a Segunda Guerra Mundial; chegada ao Brasil, no estado de São Paulo; e o encontro com a Terra das Cataratas, seu grande amor. A narrativa é repleta de causos e de contextos históricos da cidade de Foz do Iguaçu, do turismo e, claro, das Cataratas do Iguaçu, com fotografias emocionantes.

Nas páginas, o leitor encontra histórias como “O bar e o hotel nunca fecham”, que desvenda um período da família de Franz na cidade de Itapetininga, quando compram um hotel por 40 mil cruzeiros. Há também os diálogos com a família na Europa, em “A primeira comunicação com os pais desde 1936”. A versatilidade de Franz é evidenciada em “Barman durante a noite, aventureiro durante o dia”, tudo isso, no Parque Nacional do Iguaçu.

Essas e muitas outras histórias serão relembradas durante a solenidade de autógrafo e lançamento da obra, que contará com a participação do personagem e pioneiro de Foz do Iguaçu, Franz Kohlenberger. 

O livro conta com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu, Projeto Memória das Cataratas, Cataratas do Iguaçu S.A., Helisul Táxi Aéreo, Macuco Safari e Itaipu Binacional.

Serviço
Lançamento do livro: O Homem das Cataratas
Data: 7 de agosto
Horário: às 20 horas
Local: Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu

Com informações da Cataratas S.A.

Leia mais ...

Cataratas do Iguaçu: Uma das sete maravilhas da natureza

Cataratas do Iguaçu localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, encantam turistas que chegam a Foz do Iguaçu ou Puerto Iguazú, no lado argentino.

A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu.

Dezoito quilômetros antes de juntar-se ao rio Paraná, o Iguaçu vence um desnível do terreno e se precipita em quedas de até 80 metros de altura, alcançando uma largura de 2780 metros. Sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém a formação do acidente geográfico das cataratas se iniciou a aproximadamente 200 mil anos.

cataratas do iguacu panoramica

O rio Iguaçu mede 1200 metros de largura acima das cataratas. Abaixo, estreita-se num canal de até 65m.

A largura total das Cataratas no território brasileiro é de aproximadamente 800m e no lado argentino de 1900m.

A altura das quedas varia de 40 a 80 metros.Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um numero superior a 100 nos períodos de média vazão.

cataratas do iguacu cachoeiras

A vazão média do rio fica em torno de 1.500 m3 por segundo, variando de 500 m3/s nas ocasiões de seca a8.500 m3/s nas cheias.O volume maior de água ocorre entre os meses de outubro a março.

Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino.

A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.

cataratas do iguacu garganta do diaboAs Cataratas do Iguaçu estão localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, o acesso pode ser realizado pelo lado brasileiro e pelo lado argentino do Parque.

Maior parte das quedas está localizadas do lado argentino, privilegiando o lado brasileiro, com uma visão espetacular do espelho das águas. Pelo lado argentino é possivel observar as Cataratas do Iguaçu por cima, com uma visão privilegiada da Garganta do Diabo.

A trilha que leva até as Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro possui cerca de 1 Km, de caminhada moderada, com vários pontos de observação das quedas d'agua. Do lado argentino durante a caminhada pelas trilhas é possivel, passar por cima das águas do Rio Iguaçu, o percurso superior e inferior, chega a 5 Km de caminhada moderada com estrutura para cadeirante.

O contato com a natureza é efetivo dos dois lados das Cataratas do Iguaçu, sendo possível admirar a fauna e flora da região e se se encantar ao final da trilha com as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu.

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

IguBR

Alex Wichoski é jornalista por opção, formado em Turismo, onde trabalhou desde seus 15 anos no setor de hotelaria, sempre na cidade de Foz do Iguaçu. Atualmente é professos do Gerar, já escreveu para a CBN Foz e F24, além de produção de conteúdo sob encomenda para área de turismo.

Log In or Sign Up

Esqueceu sua senha? / Esqueceu seu usuário?